Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração56.0 horas
  • Preço1.050,00€
  • Condições de Inscrição

    Para frequentar este programa, o candidato a participante terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom.

  • Observações

    Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

  • Objectivo Geral

    O Programa Avançado em Gestão de Compras tem como objetivo a aquisição e/ou consolidação de conhecimentos/competências sobre o processo de compra, conduzido de forma ética, e a definição de estratégias para a elaboração e monitorização de um Plano Anual de Compras, que vise maximizar os resultados para a empresa, optimizando custos e atendendo à intercomunicação e cooperação entre os vários departamentos da empresa envolvidas nas compras e os fornecedores.

  • Objectivos Específicos

    No final deste programa, os participantes deverão ser capazes de:
    - completar um processo de compra de forma organizada, ética e garantindo a melhor solução;
    - elaborar um plano anual de compras de acordo com a estratégia do departamento, comparar e negociar propostas com algum grau de complexidade;
    - definir a estratégia de compras a médio prazo e os seus objetivos, não descurando o acompanhamento regular de ambos;
    - identificar o valor que as várias funções no processo de compras (requisitante, comprador e fornecedor) podem acrescentar ao mesmo de modo a maximizar resultados.

  • Metodologia

    Programa de formação com a duração de 62 horas, realizada em e-learning, que contempla sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam) e sessões assíncronas.

    As sessões síncronas serão teórico-práticas, com 46 horas de duração, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a troca de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante.

    Nas sessões assíncronas, com 16 horas de duração, os participantes terão oportunidade de aprofundar os conhecimentos e treinar novas competências.

    Ao longo do programa, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.

  • Conteúdos Programáticos

    1. O Processo de Compras

    2. O Comprador Estratégico

    3. O Supervisor de Compras

    4. O Triângulo das Compras: Requisitante - Comprador - Fornecedor

  • Avaliação

    O modelo de avaliação utilizado neste programa compreenderá três níveis: a) avaliação diagnóstica; b) avaliação formativa e c) avaliação sumativa.

    A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente no decorrer das sessões síncronas que visam avaliar os conhecimentos prévios sobre o processo de gestão de compras e não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

    A avaliação com ponderação para a classificação final da participação neste programa compreende a avaliação formativa e a avaliação sumativa. A avaliação formativa será realizada de forma contínua ao longo das sessões e baseada na interação docente/participante, nas tarefas propostas ao longo das sessões e na participação pertinente e ajustada no fórum e a avaliação individual realizada no final de cada módulo que consistirá num teste de conhecimentos. A avaliação sumativa, será realizada em grupo no final do programa e consistirá na apresentação em formato de role-play de uma situação de compras, que envolverá um requisitante, um comprador e um fornecedor.

    A classificação final da participação do formando na ação de formação, realizada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:
    Participação - 20%
    Avaliação formativa – 50%
    Avaliação sumativa – 30%


    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

    Para obterem aprovação, os participantes necessitam de ter uma frequência mínima de 80% nas sessões síncronas.

    Serão aprovados todos os participantes com uma classificação final igual ou superior a 50%, de acordo com a seguinte escala de avaliação:

    0 – 9,4 valores Insuficiente Não aprovado
    9,5 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
    13,5 – 17,4 valores Bom Aprovado
    17,5 – 20 valores Muito Bom Aprovado

    Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

  • Formador(es)

    • Helena Sousa

    • Formadora e consultora da Fly-Form para as áreas de Compras e Procurement; 20 anos de experiência profissional em Compras e Procurement em organizações centralizadas, por categorias, definição de estratégias, procura de novos fornecedores, negociações, redução de custos, elaboração de contratos; Experiência na coordenação e treino de equipas em ambiente industrial exigente, com objetivos muito desafiantes (Delphi Automotive, Standard Profil e Cooper Standard); Treino com destinatários muito diversificados em termos de experiência profissional, formação académica e país de origem todos os países da Europa Ocidental, muitos da Europa de Leste e norte de África); Licenciada em Engenharia Eletrónica, pelo IST- Instituto Superior Técnico; Participação na 3.ª edição da conferência PROCUREMENT 2017, com comunicação intitulada "O novo papel do profissional de Compras e Procurement".


Manifestar interesse Pedir contacto