Dietas e tendências alimentares - o futuro | Fly-Form
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  • Duração12.0 horas
  • Preço75,00€
Condições de Inscrição

Para frequentar esta formação, o candidato a formando terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar na sessão síncrona realizada por zoom.

Observações

Este curso de formação pertence à área de educação e formação 726 - Terapia e Reabilitação, a qual não se encontra certificada pela DGERT. Deste modo, ao preço apresentado para esta ação de formação acresce IVA à taxa legal em vigor de 23% e o certificado entregue a quem tiver frequentado o curso com aproveitamento será emitido em modelo Fly-Form, não será emitido pela plataforma SIGO.

Objectivo Geral

O curso de formação "Dietas e tendências alimentares - o futuro" permitir-lhe-á compreender a importância de uma alimentação saudável e adequada a cada situação clínica, incorporando as suas necessidades nutricionais.

Objectivos Específicos

No final desta ação de formação, o formando estará apto a:
- Identificar os princípios chaves de uma alimentação saudável e adequada;
- Identificar superalimentos, seus constituintes e seu potencial;
- Enumerar as tendências alimentares e sua relevância;
- Identificar os princípios e importância da dieta mediterrânica;
- Identificar os cuidados a ter numa dieta vegetariana;
- Referir quem deve fazer e quais os principais erros na dieta sem glúten e sem lactose;
- Identificar os princípios e cuidados a ter na dieta cetogénica e paleolítica;
- Reconhecer o que são intolerâncias e alergias alimentares, diferenciando-as das modas alimentares;
- Saber ler corretamente um rótulo alimentar.

Metodologia

Ação de formação com a duração de 12 horas, realizada em e-learning, e baseada em sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam).

As sessões síncronas serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante.

Ao longo da ação de formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordadas e esclarecidos nas sessões síncronas.

Conteúdos Programáticos

1. Alimentação saudável e adequada

2. Superalimentos

3. Tendências alimentares – inovação e nutrição

4. Dietas:
4.1 Dieta mediterrânica
4.2 Dieta vegetariana
4.3 Dieta sem glúten
4.4 Dieta sem lactose
4.5 Dieta cetogénica
4.6 Dieta paleolítica

5. Alergias e intolerâncias alimentares

6. Rotulagem alimentar

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação compreenderá três níveis: a) avaliação diagnóstica; b) avaliação formativa e c) avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões orais para aferição de conhecimentos prévios sobre a temática das dietas e tendências alimentares e não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a avaliação formativa - realizada de forma contínua ao longo das sessões e baseada na interação formador/formando, que permitirá avaliar 1) o domínio dos conhecimentos: compreensão, integração e aplicação dos conteúdos em exercícios práticos, 2) a transferência dos conhecimentos: transferência dos conhecimentos em casos específicos, capacidade de concretização de tarefas, articulação com o meio e 3) as atitudes e comportamentos: interesse, empenho, autonomia, responsabilidade, participação, trabalho em equipa e cooperação; e a avaliação sumativa - realizada no final da ação de formação através de um teste de conhecimentos.

A classificação final da participação do formando na ação de formação, realizada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:
Avaliação formativa – 30%
Avaliação sumativa – 70%


CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Para obterem aprovação, os formandos necessitam de ter uma frequência mínima de 80% nas sessões síncronas.

Serão aprovados todos os formandos com uma classificação final igual ou superior a 50%, de acordo com a seguinte escala de avaliação:

0 – 9,4 valores Insuficiente Não aprovado

9,5 – 13,4 valores Suficiente Aprovado

13,5 – 17,4 valores Bom Aprovado

17,5 – 20 valores Muito Bom Aprovado


Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional Certificada (emitido pela plataforma SIGO da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência).

A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.