Liderança e Gestão de Equipas | Fly-Form
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  • Duração16.0 horas
Objectivo Geral

O curso de formação em Liderança e Gestão de Equipas visa preparar os formandos para a liderança eficaz e a adequada gestão de equipas.

Objectivos Específicos

No final da formação, os formandos estarão aptos a:
- Compreender as diferentes abordagens relativas ao exercício da Liderança, e discernir quanto à sua aplicação nas organizações atuais
- Destrinçar corretamente as diferenças entre liderança e gestão;
- Identificar e caracterizar corretamente as variáveis em interação num processo de Liderança;
- Enunciar corretamente os elementos determinantes do exercício de uma liderança eficaz;
- Refletir criticamente e de forma pertinente sobre as estratégias de sucesso na gestão de equipas;

Metodologia

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso aos métodos ativo, expositivo, interrogativo e, sempre que aplicável, demonstrativo. Dar-se-á preferência à apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentar-se-á momentos de participação direta dos formandos, nomeadamente a partilha de experiências e o debate de ideias.

Conteúdos Programáticos

1. Escolas de Liderança
1.1. Um conceito operacional de Liderança

2. O exercício da Liderança (e da Gestão) nas organizações
2.1. O contexto organizacional
2.2. Como distinguir Liderança e Gestão
2.3. O ambiente atual, os principais desafios e as competências exigidas

3. A Liderança Eficaz
3.1. As forças do Líder
3.2. As forças dos Liderados
3.3. As forças do contexto específico

4. A Liderança e a Gestão de Equipas
4.1 A constituição e a maturidade da Equipa
4.2. Comunicação e negociação
4.3. Gestão de conflitos
4.4. Erros que não podem ser cometidos e estratégias positivas

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação compreenderá três níveis: a) avaliação diagnóstica; b) avaliação formativa e c) avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente no decorrer das sessões presenciais que visam avaliar os conhecimentos prévios sobre liderança e gestão de equipas e não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a avaliação formativa - realizada de forma contínua ao longo das sessões e baseada na interação formador/formando e na participação pertinente e ajustada nas sessões, assim como na resolução de exercícios práticos ao longo das sessões - e a avaliação sumativa - realizada, individualmente, e que consiste na realização de um teste final de conhecimentos, com a duração de uma hora e meia.

A classificação final da participação do formando na ação de formação, realizada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:
Avaliação formativa – 10% (avaliação comportamental) e 30% (exercícios práticos)
Avaliação sumativa – 60% (teste escrito)


CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Para obterem aprovação, os formandos necessitam de ter uma frequência mínima de 80% nas sessões presenciais.

Serão aprovados todos os formandos com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação:

0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
13,5 – 15,4 valores Bom
15,5 – 17,4 valores Muito Bom
17,5 – 20 valores Excelente

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional, emitido em SIGO.

A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima poderá será emitida uma declaração de frequência do curso, quando solicitada.