Logística, Distribuição e Gestão do Ponto de Venda | Fly-Form
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  • Duração14.0 horas
  • Preço350,00€
Condições de Inscrição

Para ter acesso a esta ação de formação, os candidatos a formados deverão ser detentores de formação académica superior ou o ensino secundário e mais de 3 anos de experência em gestão logística.

Observações

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

Objectivo Geral

No final desta ação de formação, o formando estará apto a fazer uma gestão eficaz da logística, distribuição e do ponto de venda.

Objectivos Específicos

No final desta ação de formação, o formando estará apto a:
• Caracterizar o mercado e a zona de influência;
• Adaptar o ponto de venda ao mercado e aos consumidores;
• Proceder à análise dinâmica da empresa e desenvolver as ações mais eficazes para prosseguir os objetivos;
• Caracterizar o mercado dos fornecedores;
• Adaptar a estratégia de negociação aos interesses da empresa;
•Desenvolver capacidades para otimizar as compras e obter as melhores condições possíveis;
•Conseguir obter compromissos por parte dos fornecedores;
• Estabelecer relações de parceria com os fornecedores.

Metodologia

Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada presencialmente, através de sessões teórico-práticas, onde se recorrerá a métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos. Sempre que possível, será priveligiada a apresentação de exemplos de aplicação prática, envolvendo a participação direta dos formandos através das suas experiências pessoais e debate de ideias.

Conteúdos Programáticos

1 – O marketing do distribuidor
• Orientação para o consumidor
• Gestão por objetivos
• A coordenação como parte integrante da estratégia de distribuição

2 – A análise dinâmica do ponto de venda
• O comportamento do cliente
• O sortido
• O aprovisionamento
• A política e fixação de preços
• O linear
• A animação de loja
• Os serviços ao consumidor

3 – Saber adaptar a venda às exigências do mercado e dos clientes
• O mercado atual e potencial
• Como aumentar o volume de negócios
• Saber definir planos de ação para conquistar novos clientes

4 – Os pontos críticos da relação entre fornecedor e distribuidor
• Da análise das necessidades internas à capacidade de resposta do fornecedor
• Relação de forças e poder entre a empresa e fornecedores
• Competências de um bom comprador
• Saber evitar as armadilhas dos fornecedores
• Responsabilizar os fornecedores pelas falhas existentes

5 – Os Passos Lógicos de uma Negociação
• Relacionamento
• Exploração
• Proposta
• Acordo

6 – Construir uma Estratégia de Negociação
• Abrir a negociação e criar um bom ambiente negocial
• Saber identificar os interlocutores
• Adaptar a negociação aos produtos e bens
• Identificar os diversos poderes na negociação e repartição de papéis
• Análise do grupo de decisão
• Os principais modos de negociação

7 – Compreender o mecanismo das margens comerciais
• A política de preço
• A quantidade
• Os descontos
• Os prazos de entrega
• Os prazos de pagamento
• Os serviços adicionais
• Estabelecer alternativas comerciais

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação será baseado em três fases:
1) Avaliação diagnóstica;
2) Avaliação formativa;
3) Avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo formador nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a:
• Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;
• Avaliação sumativa - que consiste na realização de:
- Exercícios de reflexão e casos práticos, desenvolvimentos individualmente
- Exercícios e casos práticos discutidos em grupo

A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 20% pela nota da avaliação formativa, 40% pela média aritmética das classificações obtidas nos trabalhos individuais e 40% pela média aritmética das classificações obtidas nas reflexões de grupo.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência mínima de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha):
0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado
15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado
17,5 – 20 valores Excelente Aprovado

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.