Gerir conflitos em contexto profissional | Fly-Form
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  • Duração14.0 horas
  • Preço280,00€
Condições de Inscrição

Para frequentar esta ação de formação, o candidato a formando terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom.

Objectivo Geral

No final desta ação de formação, o formando estará apto a gerir conflitos em contexto profissional - com clientes e/ou outros colaboradores da empresa - de forma eficaz e produtiva.

Objectivos Específicos

Com a frequência desta ação de formação, os formandos ficarão aptos a:

• Antecipar e identificar a origem e dinâmica relacional dos conflitos;

• Aplicar as diferentes técnicas de resolução de conflitos;

• Analisar o conflito em grupo e retirar os eventuais benefícios;
• Identificar o seu estilo preferencial de resolução de conflitos e optimizá-lo.

Metodologia

Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada em e-learning, em sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam).

As sessões síncronas serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Ao longo da ação de formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.

Conteúdos Programáticos

1 – As situações de tensão e de conflito na empresa
• O que caracteriza uma situação conflitual?
• Os fatores determinantes de uma situação conflitual
• O potencial criativo e inovador do conflito: uma abordagem construtiva e positiva

2 – Identificar tipos, formas e expressões de conflitos
• Modelos para a análise dos conflitos
• Saber ler e interpretar uma situação conflitual
• Estádios de um processo conflitual
• Os sistemas envolvidos: a comunicação, a autoridade, as representações, as motivações e os recursos
• Conflitos interpessoais e intergrupais nas empresas: relações funcionais e hierárquicas

3 – Autodiagnóstico do estilo de resolução de conflito
• O poder da opção e escolha das atitudes e dos comportamentos
• A escolha da melhor posição e atitudes
• Formas pessoais de lidar com a situação conflitual
• O controlo por antecipação – atitudes, comportamentos e medidas de prevenção das situações conflituais

4 – Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores para a resolução de conflitos
• Da análise à ação – como agir?
• O conhecimento de si próprio (crenças e emoções)
• O conhecimento dos outros e as possibilidades comportamentais
• Objetivos pessoais, grupais e organizacionais
• Opções para lidar com o conflito: Objetivos, métodos e ferramentas

5 – Técnicas para a resolução de conflitos
• Diagnóstico da situação: parâmetros de análise
• Objeto do conflito e objetivos das partes
• Representações, atitudes e emoções associadas ao conflito
• As perturbações do processo de comunicação
• Alternativas para resolver o conflito e formas de lidar com a situação
• A resolução de problemas e a negociação como ferramentas

6 – PIM – Plano Individual de Melhoria
• Os meus objetivos de melhoria individual
• Como melhorar e controlar os meus progressos

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação será baseado em três fases:
1) Avaliação diagnóstica;
2) Avaliação formativa;
3) Avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo formador nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende à:
• Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;
• Avaliação sumativa - que consiste na realização de:
- Exercícios de reflexão e casos práticos, desenvolvimentos individualmente
- Exercícios e casos práticos discutidos em grupo

A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 40% pela nota da avaliação formativa, 30% pela média aritmética das classificações obtidas nos trabalhos individuais e 30% pela média aritmética das classificações obtidas nas reflexões de grupo.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha)

0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado
15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado
17,5 – 20 valores Excelente Aprovado

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.