Excelência no Serviço ao Cliente | Fly-Form
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  • Duração14.0 horas
  • Preço280,00€
Condições de Inscrição

Para frequentar esta ação de formação, o candidato a formando terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom.

Observações

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

Objectivo Geral

No final desta ação de formação, o formando estará apto prestar um serviço de excelência ao cliente, em diversos contextos.

Objectivos Específicos

No final da ação de formação, os formandos estarão aptos a:

  • Identificar os fatores que contribuem para a excelência no serviço aos clientes;
  • Compreender como uma relação profissional e de excelência se pode traduzir em mais oportunidades de sucesso;
  • Desenvolver uma prática eficaz de comunicação com o cliente e com os colegas;
  • Entender o trabalho em equipa como uma chave para a excelência no serviço.
  • Metodologia

    Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada em e-learning, em sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam).

    As sessões síncronas serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

    Ao longo da ação de formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.

    Conteúdos Programáticos

    1 – A Excelência de Serviço e o seu Impacto na Empresa
    • A imagem da empresa
    • A importância da qualidade de serviço
    • Atitudes e comportamentos que determinam a qualidade de serviço
    • Tipo de relação com o cliente que potencia o sucesso

    2 – A Relação Profissional com o seu Cliente
    • Identificação das reclamações mais frequentes
    • A reclamação como oportunidade de melhoria
    • O profissionalismo no atendimento
    • Necessidades e objetivos dos clientes

    3 – A Comunicação como Suporte Instrumental da Relação Comercial com os Clientes
    • Princípios e regras da comunicação
    • Comunicação:
       - Linguagem verbal
       - Linguagem não verbal
    •Obstáculos e barreiras à comunicação eficaz

    4 – Técnicas Comportamentais para um Serviço de Excelência
    • O acolhimento
    • Criar climas facilitadores
    • Explorar
    • Formular Perguntas
    • Escuta Ativa
    • Reformular
    • Encaminhar
    • Ser atencioso e simpático com o cliente
    • Dar e receber informação
    • Fechar o contacto

    5 – Qualidade no Serviço ao Cliente
    • O profissional e o serviço ao cliente
    • Necessidades e expectativas dos clientes
    • Exceder as expectativas dos clientes
    • O seguimento e fidelização dos clientes

    Avaliação

    O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação será baseado em três fases:
    1) Avaliação diagnóstica;
    2) Avaliação formativa;
    3) Avaliação sumativa.

    A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo formador nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

    A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende à:
    • Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;
    • Avaliação sumativa - que consiste na realização de:
    - Exercícios de reflexão e casos práticos, desenvolvimentos individualmente
    - Exercícios e casos práticos discutidos em grupo

    A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 40% pela nota da avaliação formativa, 30% pela média aritmética das classificações obtidas nos trabalhos individuais e 30% pela média aritmética das classificações obtidas nas reflexões de grupo.

    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
    Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha)

    0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
    10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
    13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado
    15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado
    17,5 – 20 valores Excelente Aprovado

    Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.